sua medula óssea produz plaquetas. Doenças que afetam a medula óssea pode resultar em menor produção de novas plaquetas. Estes incluem a leucemia , alguns tipos de anemia e infecções virais , tais como HIV . Alguns tipos de câncer também pode ser a causa, bem como o uso excessivo de álcool e quimioterapia.
Plaquetas Destruição
Existem condições que podem envolver a destruição de plaquetas mais rápido do que o seu corpo é capaz de produzi-los . Na púrpura trombocitopênica idiopática , seu sistema imunológico ataca as plaquetas. Outras doenças auto-imunes pode também ser responsável , tais como artrite reumatóide e lúpus . Duas condições raras são púrpura trombocitopênica trombótica , em que o corpo forme pequenos coágulos de sangue por toda parte, e síndrome hemolítico-urêmica , em que há uma queda aguda em plaquetas , glóbulos vermelhos são destruídos ea função renal é diminuída.
medicamentos
Alguns medicamentos podem fazer com que o sistema imunológico a destruir equivocadamente plaquetas. Estes incluem heparina , antibióticos contendo sulfa , quinidina , quinina, diuréticos , anti-epilépticos , alguns medicamentos orais para diabetes e rifampicina . Com heparina , há um maior risco de formação de um coágulo que pode ser fatal .
Diagnóstico
Se trombocitopenia é leve, pode não haver sintomas. A contagem de plaquetas pode ser baixo em um exame de sangue , mesmo que há sinais do problema são evidentes. O seu médico pode querer assistir de perto a sua contagem de plaquetas , se você tiver uma condição que aumenta o risco de trombocitopenia. Antes de tratá-la , o médico deve determinar a condição de que o causou.
Tratamentos
tratamentos incluem medicamentos que podem parar anticorpos ataquem as plaquetas , tais como corticosteróides. Se estas medidas não forem bem sucedidos, medicamentos para suprimir o sistema imunológico podem ser utilizadas, tais como a ciclofosfamida ou azatioprina . Em casos de púrpura trombocitopénica idiopática crónica , cirurgia para remover o baço pode ser necessário . As transfusões de sangue ou de concentrados de plaquetas pode ser dada para repor o sangue perdido .
Complicações
com trombocitopenia grave, há o risco de sangramento no aparelho digestivo ou o cérebro . Embora estes são raros, eles são complicações com risco de vida . Se o dano renal é permanente , no caso de síndrome hemolítico-urêmica , diálise ao longo da vida podem ser necessários.