vez que as células vermelhas do sangue são responsáveis por trazer oxigénio para todas as células do corpo , uma diminuição no número ou da saúde dos glóbulos vermelhos resulta geralmente numa diminuição da oxigenação , o que leva à fadiga . Esta fadiga é geralmente mais pronunciada quanto mais grave a anemia se torna. Este é um dos sintomas mais frequentemente visto e é comum a maioria dos tipos de anemia.
Falta de Ar
Por causa de um baixo nível de oxigênio , uma pessoa que é anêmico é provável encontrar si mesmo a tornar-se de falta de ar , especialmente durante o exercício. Esta falta de ar não está relacionado com qualquer tipo de problema cardíaco e é fora de proporção com a quantidade de trabalho que está a ser exercida .
Pele pálida
Outro sintoma que muitas vezes acompanha a anemia é a pele pálida . A tonalidade da pele é , em grande parte, resultado da circulação do sangue e oxigênio por todo o corpo, e quando a capacidade do corpo para oxigenar é diminuída , por qualquer motivo , a pele torna-se maçante e pálida. Unhas e lábios também podem ser pálido e, em casos mais graves de anemia, o doente pode também obter círculos escuros ao redor seus olhos .
Tonturas
Tonturas também resulta de uma falta de oxigénio e pode ser especialmente pronunciada nos casos de anemia causados por uma deficiência de vitamina B12 , o que pode afectar o funcionamento neurológico . Pessoas com anemia também pode encontrar-se respirando superficialmente , especialmente durante o exercício, devido à falta de ar, o que pode agravar a tontura .
Cãibras nas pernas
cãibras nas pernas são um sintoma de anemia moderada a grave . Eles muitas vezes desenvolvem durante o exercício , como resultado da diminuição da circulação nas pernas e nos pés. Quando cãibras nas pernas são acompanhados por dor no peito e falta de ar extrema , o aconselhamento médico deve ser procurado. Este sintoma é raramente visto em casos leves de anemia.