Antes de receber uma transfusão , o laboratório deve digitar seu sangue para determinar se você tem o tipo de sangue A, B , AB ou O. Se você receber um tipo de sangue que não corresponde a seu próprio , poderia causar uma reação com risco de vida quando os anticorpos em seu sangue ataque sangue do doador. Se você tem o tipo de sangue AB , você é um " receptor universal " e pode receber AB, A ou B no sangue , se necessário. O laboratório também verifica o seu sangue para o fator rhesus ( Rh ) para determinar se você tem isso (positivo ) ou não ( negativa ), porque o sangue do doador deve corresponder ao seu tipo Rh também. Algumas pessoas têm tipos sanguíneos muito raros , e encontrar um doador de sangue compatível para eles pode ser muito difícil.
Administração
transfusões de sangue são administrados por via intravenosa através de um grande plástico cateter ( tubo ) ou da agulha de modo que o sangue não coagula ou bloquear a agulha . Porque o sangue é refrigerado , deve ser aquecida por um sangue mais quente ou especial , misturando-o 1:1 com soro fisiológico aquecido (água salgada estéril ), para que você não se tornar refrigerados pela transfusão.
Você pode receber uma transfusão alogênico ( de um doador ) ou uma transfusão autóloga ( usando o seu próprio sangue depositado ) . Transfusões autólogas são comuns para as cirurgias programadas , porque você tem tempo para doar antes da cirurgia , mas para situações de emergência ou de doenças do sangue , você vai quase sempre precisam de transfusões alogênicas . A duração da transfusão varia , dependendo de quanto sangue você recebe e as circunstâncias . Por exemplo, se você está sangrando , você será dado sangue o mais rápido possível .
Componentes sanguíneos
Você provavelmente vai receber glóbulos vermelhos ( embalados células) , se você tem anemia ou perda aguda de sangue (como a partir de uma úlcera hemorrágica ), porque os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina , que contém ferro e transporta oxigênio . Os glóbulos brancos são dadas para combater a infecção severa apenas em casos raros.
Se você tem leucemia ou outros tipos de câncer e está em risco de sangramento ou tiveram perda maciça de sangue do trauma (como um acidente de carro ) , você pode receber plaquetas , que ajudam o sangue a coagular. Se você tiver sangramento , porque você não tem fatores de coagulação suficientes no seu sangue , você pode receber plasma , que contém proteínas essenciais e fibrinogênio, um fator de coagulação que ajuda a prevenir a hemorragia. Se você tem um distúrbio de sangramento , como hemofilia , você poderá receber somente a parcela do plasma que contém vários fatores de coagulação.