P. falciparum assume muitas formas e vive a parte sexual do seu ciclo de vida no mosquito ea parte assexuada no hospedeiro humano . Em breve , P. falciparum esporozoítos entram no sangue humano a partir de saliva do mosquito e viajar para o fígado, que se instalam e se transformando em esquizontes . Os esquizontes reproduzir e produzir merozoítos , que irrompem das células do fígado e são liberados de volta para o sangue , onde infecta os glóbulos vermelhos . Os merozoítos se alimentam de hemoglobina e se reproduzir , formando merozoítos e trofozoítos . O RBC eventualmente entrar em erupção , liberando merozoítos de volta para o sangue para infectar mais hemácias , e liberando trofozoítos , que transformam em gametas . A picada da fêmea do mosquito Anopheles pega P. falciparum gametas , eo parasita se reproduz sexualmente no mosquito . P. falciparum é transmitida para os seres humanos através da picada da fêmea do mosquito Anopheles , dando continuidade ao ciclo de vida.
Defesas
O corpo humano desenvolveu uma variedade de defesas contra P. falciparum , um dos quais é o gene da hemoglobina falciforme e resultantes hemácias falciformes . O mecanismo exacto pelo qual a foice GVs matar P. falciparum não é totalmente compreendido , mas existe duas teorias com base no facto de que a infecção por P. falciparum normalmente reduz os níveis de oxigénio nos eritrócitos falciformes . Uma hipótese é a de que os níveis de oxigénio reduzido , acoplado com o afoiçamento dos GVs , faz com que as células falciformes a tornar-se mais em forma anormalmente ou a foice ainda mais , e para ser removido da corrente sanguínea . Outra teoria é que o baixo nível de oxigênio P. falciparum cria nas hemácias falciformes realmente prejudica o parasita , enquanto isso não ocorre nas hemácias normais.
Hemoglobina falciforme Genetics
Uma pessoa que herda duas cópias do gene da hemoglobina falciforme , um de cada um dos pais , se desenvolve a anemia falciforme , na qual todas as hemácias falciformes têm uma forma anormal . Essas hemácias falciformes se agregam e causam dor , infecções e danos em órgãos . Em contraste com a anemia falciforme , uma pessoa que herda apenas um gene da hemoglobina falciforme é dito ter o traço falciforme e pode passar o gene para a prole , mas geralmente não irá desenvolver anemia falciforme. A pessoa terá menos hemácias falciformes do que o observado na anemia falciforme , e os glóbulos vermelhos que são falciformes não será foice para o grau visto na anemia falciforme . Traço falciforme geralmente não tem efeitos significativos.
Evolutivas Resultados
Claro, o mecanismo pelo qual foice hemácias matar P. falciparum ocorre em pessoas com traço falciforme como bem como a anemia de células falciformes . As pessoas com traço falciforme não experimentam os efeitos prejudiciais da anemia falciforme , mas tem claramente uma vantagem de sobrevivência sobre os indivíduos sem quaisquer genes de hemoglobina falciforme . Junto com esta vantagem vem um mal necessário , devido à genética . Duas cópias do gene da hemoglobina falciforme aumentar as chances de sobreviver a malária, mas também fará com que a anemia falciforme , com os seus efeitos nocivos e potencialmente fatais. Desta forma, a vantagem de sobrevivência de traço falciforme tem causado doença falciforme ser prevalente em áreas endêmicas de malária na África e em outras regiões tropicais.