Realizar uma história completa do paciente para descartar condições potenciais que reduzam a contagem de plaquetas. Certas drogas podem destruir as plaquetas . Uma transfusão de sangue recente ou doença sistêmica também diminuirá a contagem de plaquetas .
2
realizar um exame físico do paciente , incluindo a palpação do baço. Se o baço é o aprisionamento de plaquetas , que vai ser alargada . Use as mãos para sentir sob esquerdo da caixa torácica do paciente para determinar se o baço é anormalmente grande .
3
Executar testes de laboratório em uma amostra de sangue para determinar a contagem de plaquetas. Um hemograma completo (CBC) pode medir a quantidade de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. A baixa contagem de plaquetas pode ajudar a diagnosticar trombocitopenia. A medição de 150.000 plaquetas ou menos por microlitro de sangue indica trombocitopenia.
4
Realizar um teste de medula óssea , se você suspeitar que a medula óssea não produz células sanguíneas suficientes, incluindo plaquetas. A biópsia de medula óssea pode identificar a leucemia e anemia aplástica ( falência da medula óssea). Estas doenças podem reduzir a contagem de células sanguíneas , o que resulta em trombocitopenia . Algumas drogas quimioterápicas também podem reduzir a produção de plaquetas na medula óssea.