Antes de uma regra pode ser estabelecida sobre a qual os sais (ou minerais) produzir um pH alcalino , precisamos entender algo sobre as forças relativas de ácidos e bases. Um ácido forte é aquele que se dissocia quase completamente em água , criando um pH muito ácido . Um ácido fraco é um que se dissocia apenas ligeiramente em água , deixando um pH ligeiramente ácido . O mesmo acontece com bases fortes e fracos.
Generalidade de propriedades ácido-base de sais
Como regra geral , os sais formados pela reação de um ácido forte com uma base forte são neutros , sais formados pela reacção de um ácido forte com uma base fraca são ácidos , e os sais formados pela reacção de um ácido fraco com uma base forte são básicos . É a influência do parceiro mais forte que domina .
Escala pH
A escala de pH é usado para gerar números que podemos facilmente associar com ácido, básico e soluções neutras . A gama de valores de pH <7 é considerado ácido . Um pH de 7 é neutro . A solução básica (ou alcalina) terá uma gama de> 7 pH .
Efeito Ion comum
A mudança na posição de um equilíbrio com a adição de uma substância que proporciona um ião em comum com um dos iões já envolvidas no equilíbrio é conhecido como o efeito do ião comum . Este conceito pode ser responsável por equações de equilíbrio de complicadas dentro da solução , o que contribui para o pH . Isso significa que nem sempre é a quantidade de mineral que você adiciona à solução que muda o pH .
Sais que Yield pH alcalino
Sais derivados de uma forte base e de um ácido fraco pode originar soluções básicas . Os exemplos comuns de iões derivado de minerais que produzam um pH alcalino é cianeto ( CN - ) , nitrato ( NO2 - ) , fluoreto ( F - ) , etilo ( CH3CO2 - ) , e carbonato ( CO3 - 2 ) . Isto significa que qualquer mineral que contém um destes iões constituintes quando dissolvida irá produzir um pH alcalino . Os minerais que podem fazer isso são muito numerosas para nome. Veja no link os recursos de minerais listados por seus íons constituintes.