casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

O que é a condutividade de Sangue

? A condutividade de sangue é uma medida de quão bem ele carrega corrente elétrica. Sua propriedade inversa , resistividade, é uma medida de quão bem ele resiste a corrente elétrica. Porque condutividade e resistividade têm uma relação inversamente proporcional , sabendo um valor significa conhecer o outro . Prestadores de cuidados de Saúde vai medir a condutividade por muitas razões , tais como o tratamento de uma vítima de derrame , mas o valor numérico da leitura varia de acordo com vários fatores , tais como o hematócrito , a concentração de glóbulos vermelhos; concentração de eletrólitos , líquidos que conduzem eletricidade , devido à presença de íons dissolvidos dentro deles , e taxa de fluxo sanguíneo . Hematócrito

hematócrito é a percentagem , em volume , do sangue que consiste em células vermelhas do sangue . Seu valor varia de acordo com dados demográficos , como idade e sexo. De acordo com a Clínica Mayo, a faixa normal é de 38,8 a 50 por cento para os homens e 34,9-44,5 por cento para as mulheres. Um valor do hematócrito superior cria uma resistividade maior ou uma menor condutividade .
Plasma

Outros do que as células vermelhas do sangue, plasma é a maioria de sangue total. Tal como um líquido com iões suspensas nela , o plasma é mais condutora do que as células vermelhas do sangue . Portanto, quanto mais plasma em volume , mais condutividade , que é uma relação inversa para o hematócrito .
Eletrólitos

A concentração de eletrólitos no sangue vai afectar a sua condutividade . Os mais electrólitos , quanto maior for a condutividade . A concentração é determinada por uma ou mais medidas de íons , com ser de sódio do maior interesse , pois é o principal eletrólito no plasma.
Erythrocyte e Fluxo

eritrócitos ou As células vermelhas do sangue têm uma baixa condutividade . Os eritrócitos são côncavas em ambos os lados para ajudar na difusão de oxigênio e dióxido de carbono, suas superfícies são resistentes à corrente elétrica, e sua orientação afeta condutividade sangue. Em baixas freqüências de corrente elétrica, os eritrócitos alinhar com o fluxo, reduzindo suas seções transversais e aumentar a condutividade do sangue na direção do fluxo.
Valores comuns

de acordo com um estudo realizado por SN Mohapatra , Kate L. Costeloe e DW Hill, publicado em Medicina Intensiva , em 1977 , um valor tradicional de resistividade assumida por um hematócrito médio é de 150 ohm- cm. Condutividade é, então, o inverso , que é 0,00667 siemens por centímetro ou 0,667 siemens por metro .