A curva de titulação é um gráfico que relaciona as concentrações relativas de um ácido fraco para a sua base conjugada por gráficos de pH vs quantidade de base adicionada . Na região da curva de titulação em que o gráfico é praticamente plana , as alterações de pH muito pouco com base adicionada e , portanto, esta seria uma boa pH para o tampão .
Tampão nas células e no sangue
a principal tampão encontrados em células vivas é o par tampão H2PO4/HPO4- . No sangue , o buffer principal é o par H2CO3/HCO3- . Este sistema baseia-se na dissociação do ácido carbónico , o qual tem um pKa de 6,37 . O pH do sangue humano deve manter-se em torno de um pH de 7,4 e, portanto, o sistema envolve também o dióxido de carbono transportado para os pulmões. Tampão
Fosfato
o tampão de fosfato com base em tris ( hidroximetil ) aminometano ou tris . Este tampão tem um pKa de 8,3 e é encontrada tanto em organismos vivos , bem como usado no laboratório . É um bom amortecedor , porque não tendem a interferir com o sistema que está sendo estudado.
Buffers em reações enzimáticas
métodos laboratoriais para isolar uma enzima uso soluções tamponadas porque uma enzima só pode funcionar em um intervalo de pH estreito . As enzimas são muito sensíveis ao pH , bem como a concentração de sal . Portanto, é importante usar um tampão com uma boa capacidade tampão para o pH específico para que a experiência seja bem sucedida.
Conseqüências fisiológicas
Respiração peças um papel no buffer de sangue através do controlo da taxa de respiração de acordo com a necessidade de iões de hidrogénio ou aumento da acidez . O aumento da taxa de respiração é útil quando existe uma acumulação de iões de hidrogénio ou de acidez no sangue . Os íons H + se ligam a bicarbonato para formar ácido carbônico . Isto aumenta o nível de dióxido de carbono dos pulmões . Aumentando o nível de respiração remove o excesso de dióxido de carbono . Portanto, aqui o sistema de tamponamento é utilizado para manter o nível de pH do sangue dentro da faixa estreita necessário.