moléculas de oxigénio são realizados a partir dos pulmões para os tecidos do corpo, por uma molécula de proteína em células vermelhas do sangue , chamado hemoglobina . A hemoglobina contém átomos de ferro , e que é o componente de ferro da hemoglobina do sangue , que dá a sua cor vermelha . Como tal , a hemoglobina é conhecida como o pigmento respiratório .
Hemoglobina Estrutura
Uma molécula de hemoglobina é uma proteína tetramérica heme , o que significa que consiste de quatro polipéptido ( aminoácidos ) cadeias dobradas para formar quatro estruturas de proteínas globulares , conhecidos individualmente como um heme proteína monomérica . Cada heme proteína monomérica contém um grupo prostético heme , um componente essencial do qual é o átomo de ferro único no seu centro , o que , no seu estado de oxidação de Fe2 + , é responsável pela atracção e de ligação de moléculas de oxigénio no ambiente rico em oxigénio dos pulmões . Cada átomo de ferro pode ligar uma molécula de oxigênio e , uma vez que toda a cada molécula de hemoglobina contém quatro átomos de ferro , isso permite que cada molécula de hemoglobina para transportar quatro moléculas de oxigênio . Cada célula vermelha do sangue contém cerca de 250 milhões de moléculas de hemoglobina , assim pigmentos respiratórios aumentam dramaticamente a capacidade de transportar oxigênio do sangue .
Hemoglobina Função
A capacidade da hemoglobina para atrair oxigénio nos pulmões e , em seguida, repelir nos tecidos é devida às diferenças de pH entre o meio ambiente rico em oxigénio dos pulmões e para o ambiente pobre em oxigénio para os tecidos. O pH nos tecidos é menor ( mais ácida ) do que o pH nos pulmões , e este meio ácido reduz a afinidade da hemoglobina para o oxigénio e aumenta a sua afinidade para os iões de hidrogénio (iões + H ) . Iões de hidrogénio são abundantes em tecidos , devido à reacção entre o dióxido de carbono ( CO2 ) que é produzida nos tecidos e água para formar bicarbonato , uma reacção que tem lugar quando o dióxido de carbono difunde-se para dentro das células vermelhas do sangue e reage com a água .
Como tal , todas as quatro moléculas de oxigénio são libertados a partir de hemoglobina para os tecidos e substituído com os iões de hidrogénio na molécula de hemoglobina . Depois de hemoglobina retorna para os pulmões , é capaz de lançar seus íons de hidrogênio , porque o pH mais elevado dos pulmões faz os íons H + mais atraídos para o ambiente do que o heme , por isso folhas de hidrogênio e é substituído com o oxigênio eo ciclo recomeça .
Este sistema tem a vantagem de permitir o transporte de dióxido de carbono para os pulmões para a remoção do corpo . O CO2 é insolúvel em água , mas o ião de bicarbonato é solúvel em água e , portanto, desloca-se no sangue para os pulmões, onde , em seguida, reage com os iões H + libertado para reverter para o gás CO2, que pode ser expirado com a respiração seguinte .
monóxido de Carbono
envenenamento por monóxido de carbono impede o transporte de oxigênio .
monóxido de carbono tem uma afinidade muito mais elevada para a hemoglobina que não oxigénio . Na intoxicação por monóxido de carbono , esta ligação preferencial significa que o oxigênio não pode ser transportado e liberado para os tecidos do corpo , resultando em asfixia e morte.