Embora os riscos são muito baixos devido a testes médicos , transfusão de plaquetas não comporta riscos de adquirir uma doença infecciosa. O risco de contrair HIV é menor que 1:1,900,000 por unidade de plaquetas e do risco de contrair hepatite C é menor do que 1:1.000.000 por unidade.
Infecção bacteriana Riscos
As plaquetas são armazenadas à temperatura ambiente antes de serem usados em transfusão . Se as plaquetas foram contaminados por bactérias da pele durante o processo de doação , o paciente que recebe a transfusão pode se tornar doente tão rapidamente quanto alguns minutos após o início da transfusão . Manipuladores de realizar testes para minimizar o risco de receber plaquetas contaminadas.
Infecção viral Riscos
O risco de contrair uma infecção viral de uma transfusão de plaquetas é muito baixa . No entanto, alguns vírus , como o vírus do Nilo Ocidental , pode ser transmitida através de transfusão de plaquetas. Os profissionais médicos realizar um teste especial apenas para verificar a presença do vírus nas plaquetas. O risco de hepatite B que estão sendo transmitidos através de uma transfusão é 1:1.000.000 por unidade de plaquetas.
Reação Riscos
Se um paciente recebe uma transfusão de que é incompatível com a sua corpo, ele corre o risco de reação. Erros em papelada, ou erro de identificação do paciente pode levar a um paciente plaquetas sanguíneas receptora que não são compatíveis com o seu tipo de sangue. Isso pode causar febre, dor no peito , ansiedade, náuseas, vómitos e hipotensão. Outro tipo de reação pode ocorrer em mulher, se as células do sangue Rh positivo são transfundidas em uma mulher que é Rh negativo. Isso pode levar a complicações em gestações futuras.