plaquetas , bem como outras células sanguíneas são produzidas na medula óssea e para viver apenas 10 dias . A leucemia e outros tipos de cancros da medula óssea pode causar uma diminuição na produção de novas plaquetas , de acordo com o sítio da Mayo Clinic . As infecções virais , como a AIDS , também podem suprimir a produção de plaquetas.
Doenças Auto-Imunes
doenças auto-imunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo , incluindo plaquetas . Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) acontece quando o sistema imunológico destrói as plaquetas , diz o National Heart Lung and Blood Institute . ITP provoca contusões graves e sangramento , de acordo com estudo publicado em avanços clínicos site. Outras doenças auto-imunes que destroem as plaquetas incluem artrite reumatóide e lupus , que se caracteriza por erupções na pele e inchaço nas articulações .
Exposição a produtos químicos
exposição a produtos químicos tóxicos tais como arsénio e benzeno , encontrado em alguns pesticidas , pode diminuir a produção de plaquetas , de acordo com o National Heart Lung and Blood Institute . Diuréticos , o antibiótico cloranfenicol , aspirina ou ibuprofen , bem como outros medicamentos também pode afectar negativamente a produção de plaquetas . Baixa contagem de plaquetas pode ser comum entre os alcoólatras que levam uma dieta pobre de ferro e vitamina B12.