fatores dietéticos são uma das principais causas de estresse oxidativo no corpo humano . Ele é culpado quando há um excesso de uma presença oxidativo ou um déficit no fornecimento de nutrição através do corpo. Vitaminas E e C são cruciais para o fortalecimento da rede antioxidante, assim que estes são uma importante exigência dietética na luta contra o estresse oxidativo . A ingestão moderada de fontes de nutrientes , tais como chá, chocolate ou vinho , também reduz a vulnerabilidade dos lípidos LDL dentro da célula de oxidação , minimizando, assim, a ameaça de estresse oxidativo
excessiva Exercício
o excesso de produção de radicais livres , que evoluem a partir da perda de um único elétron de uma molécula, é uma das principais causas de estresse oxidativo. O exercício produz e libera os radicais livres no corpo , por isso a ênfase na mais exercício criará um excesso . Estes, se não resultou com antioxidantes , podem danificar as células e estrutura de DNA para induzir várias doenças e causar uma infinidade de problemas de saúde. O estresse oxidativo pode evoluir a partir deste processo e, em casos extremos, pode ser um fator contribuinte para o câncer.
Glycation
glicação ocorre quando uma molécula de açúcar , como glucos torna-se ligado à proteína de uma molécula de lípidos dentro de uma célula . Este processo pode provocar a glicação avançada Fim produto , que é uma série de reacções químicas que podem induzir o stress oxidativo e outras complicações de saúde . Muitas células do corpo transportar o receptor de AGEs , tornando-os suscetíveis à manipulação e danos às moléculas lipídicas. Isto deixa-los mais em risco de oxidação e estresse oxidativo.
Medicamentos e tratamentos
Muitas drogas e medicamentos contêm toxinas que podem afetar certos processos que desencadeiam o estresse oxidativo . Eles podem , em alguns casos , a funcionalidade do ADN ou inibem a produção de enzimas , facções que são cruciais para as etapas de glicólise e de oxidação . A restrição de estas actividades podem também produzir uma quantidade em excesso de radicais livres através de uma carência de anti-oxidantes . Portanto, os medicamentos prescritos são uma fonte comum para o desenvolvimento de estresse oxidativo.