déficits de nutrientes pode causar uma baixa contagem de plaquetas . Vitamina B12 e ácido fólico são ambos envolvidos na produção e manutenção de plaquetas. Vegans são particularmente suscetíveis à deficiência de vitamina B12 , pois este nutriente só é encontrado em proteínas animais. As mulheres grávidas precisam de ácido fólico adicional para manter uma gravidez saudável. Um suplemento multivitamínico de alta qualidade costumam curar essas deficiências.
Infecção
Infecções que afetam o sangue são especialmente propensos a causar uma baixa contagem de plaquetas . Septicemia , alguns vírus e infecções virais ou bacterianas sistémicas são todos potenciais culpados. A infecção bacteriana E. coli pode causar uma condição rara chamada síndrome hemolítica uremia . Esta doença destrói as plaquetas e células vermelhas do sangue e interfere com a função renal.
Medicamentos
A Clínica Mayo relata medicamentos que podem reduzir a contagem de plaquetas, " .. . incluem heparina , quinidina , quinina, antibióticos contendo sulfa, anticonvulsivantes e sais de ouro . " Estes medicamentos reduzem as plaquetas através da indução de uma reação do sistema imunológico que destrói as plaquetas .
Gravidez
gravidez provoca uma baixa contagem de plaquetas em cerca de 8 por cento das gestações , de acordo com Dr. Enrique Vera Vazquez , da Medscape Referência . Isto é provavelmente devido ao facto de que as plaquetas têm um tempo de vida mais curto durante a gravidez . Em casos de trombocitopenia relacionada com a gravidez , a contagem de plaquetas geralmente retorna ao normal algumas semanas após o parto.
Auto-imune Doença
Algumas doenças auto-imunes contribuir para uma baixa contagem de plaquetas, incluindo lúpus e artrite reumatóide . Estas condições levam o corpo a atacar o tecido saudável, incluindo plaquetas.
Púrpura trombocitopênica idiopática
púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é quando a contagem de plaquetas de uma pessoa é baixa para não razão discernível. A Clínica Mayo aponta que esta pode ser uma reação imune incorreta, em que o corpo de uma pessoa misidentifies plaquetas como uma ameaça e , em seguida, ataca.