casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | gripe das Aves

Como a gripe aviária entra em seu corpo?

A gripe aviária, comumente chamada de gripe aviária, é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A que afeta principalmente as aves. Em alguns casos, também pode infectar humanos e outros animais.

Existem várias maneiras pelas quais a gripe aviária pode entrar no corpo humano:

1. Contato direto com aves infectadas ou suas secreções :Uma das maneiras mais comuns pelas quais as pessoas são infectadas é através do contato direto com aves infectadas ou com seus fluidos corporais, como saliva, muco ou fezes. Isto pode ocorrer quando as pessoas manuseiam aves infectadas vivas ou mortas, limpam as suas gaiolas ou entram em contacto com superfícies ou objectos contaminados com o vírus.

2. Transmissão Aérea :Em certas circunstâncias, o vírus da gripe aviária pode se espalhar pelo ar quando aves infectadas tossem, espirram ou vocalizam, liberando minúsculas gotículas respiratórias contendo o vírus. Se uma pessoa inalar essas gotículas, poderá ficar infectada, especialmente se estiver próxima de aves infectadas.

3. Contato com superfícies ou objetos contaminados :O vírus pode sobreviver em superfícies e objetos por várias horas ou até dias. Tocar em superfícies ou objetos contaminados e depois tocar no rosto, principalmente nos olhos, nariz ou boca, pode causar infecção.

4. Transmissão de Fômites :Fômites são objetos ou superfícies inanimadas que podem transportar e transmitir agentes infecciosos. Se alguém tocar uma superfície ou objeto contaminado com o vírus da gripe aviária e depois tocar o rosto ou as membranas mucosas, poderá ser infectado.

É importante observar que o risco de infecção pela gripe aviária em humanos é geralmente considerado baixo na maioria dos casos. Medidas de higiene adequadas, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar o contacto com aves infectadas e usar equipamento de protecção adequado ao trabalhar com aves, podem reduzir significativamente o risco de infecção.