casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | gripe das Aves

Como surgiu a gripe suína?

A pandemia de gripe suína de 2009, também conhecida como pandemia H1N1, foi um surto global de uma nova cepa do vírus influenza A, subtipo H1N1. O vírus foi identificado pela primeira vez no México em Abril de 2009 e rapidamente se espalhou para outras partes do mundo, tornando-se eventualmente a primeira pandemia de gripe do século XXI.

O vírus H1N1 de 2009 provavelmente se originou de um rearranjo de material genético dos vírus da gripe suína, humana e aviária. O rearranjo ocorre quando duas ou mais cepas de vírus infectam a mesma célula hospedeira e trocam material genético. Neste caso, um vírus da gripe suína que circulava na América do Norte pode ter-se misturado com um vírus da gripe humana e um vírus da gripe aviária, resultando no surgimento de uma nova estirpe do vírus H1N1 que foi capaz de infectar facilmente os seres humanos.

A pandemia de H1N1 de 2009 espalhou-se rapidamente porque era um novo vírus ao qual os humanos não tinham imunidade anterior. Também era particularmente contagioso, com indivíduos infectados capazes de transmitir o vírus a outras pessoas antes mesmo de desenvolverem sintomas. Como resultado, o vírus espalhou-se rapidamente por todo o mundo, causando doenças generalizadas e perturbações económicas.

A pandemia de 2009 causou cerca de 12.461 mortes nos Estados Unidos e até 284.500 mortes em todo o mundo. No entanto, o número real de mortes pode ser superior, uma vez que muitos casos nunca foram diagnosticados ou notificados.

Em resposta à pandemia, as autoridades de saúde pública de muitos países implementaram medidas para tentar retardar a propagação do vírus, tais como encerramento de escolas, restrições de viagens e campanhas de vacinação em massa. Eventualmente, a pandemia terminou no final de 2010, quando o vírus se tornou menos virulento e a maioria das pessoas desenvolveu imunidade a ele.