casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | gripe das Aves
A vacinação contra a gripe suína foi devidamente testada?
Sim, a vacinação contra a gripe suína foi submetida a testes extensivos e foi considerada segura e eficaz por organizações internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), bem como pelas autoridades reguladoras de vários países.
Antes de ser aprovada para uso público, a vacina contra a gripe suína foi submetida a ensaios clínicos envolvendo milhares de indivíduos para avaliar a sua segurança e eficácia. Estes ensaios avaliaram a capacidade da vacina de gerar uma resposta imunitária, proteger contra o vírus da gripe suína e monitorizar quaisquer potenciais efeitos secundários. Os rigorosos sistemas de monitorização da segurança continuaram após a aprovação da vacina para garantir a segurança contínua da vacina.
A vacinação contra a gripe suína foi amplamente administrada em todo o mundo durante a pandemia de 2009, com milhões de doses distribuídas. Existiam sistemas de vigilância abrangentes para monitorizar quaisquer eventos adversos ou problemas de segurança inesperados. Com base nas evidências científicas disponíveis e no monitoramento contínuo, a vacinação contra a gripe suína provou ser segura e eficaz na prevenção da propagação do vírus H1N1, na redução de hospitalizações e na mitigação da gravidade da doença durante a pandemia.