casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | gripe das Aves

Como o corpo combate a gripe suína?

Quando o corpo é infectado pelo vírus da gripe suína, o sistema imunológico responde de várias maneiras para combater a infecção:

1. Barreiras Físicas:
- A primeira linha de defesa do corpo são as barreiras físicas, como a pele e as mucosas. Essas barreiras impedem que o vírus entre no corpo.

2. Resposta imune inata:
- Se o vírus romper as barreiras físicas, o sistema imunitário inato entra em acção. Isto inclui várias células imunitárias, tais como macrófagos e células assassinas naturais (NK), que podem reconhecer e destruir células infectadas.
- Os interferões, que são proteínas produzidas pelas células infectadas, ajudam a limitar a replicação viral e a propagação no corpo.

3. Resposta Imune Adaptativa:
- A resposta imune adaptativa é mais específica e leva alguns dias para se desenvolver. Envolve a produção de anticorpos pelas células B e a ativação das células T, que podem atingir e destruir as células infectadas.
- Os anticorpos ligam-se ao vírus, impedindo-o de infectar outras células. As células T matam diretamente as células infectadas ou ajudam as células B a produzir anticorpos.

4. Células de memória:
- Depois que a infecção é eliminada, o corpo retém células B e células T de memória. Estas células “lembram-se” do vírus, permitindo uma resposta imunitária mais rápida e robusta se o mesmo vírus for encontrado novamente.

5. Vacinação:
- A vacinação contra a gripe suína estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos e células de memória sem causar a infecção propriamente dita. Dessa forma, o corpo fica preparado para combater o vírus caso seja exposto no futuro.

Lembre-se, embora o sistema imunológico do corpo seja geralmente eficaz no combate a infecções como a gripe suína, é importante tomar medidas preventivas para reduzir o risco de infecção e procurar atendimento médico caso surjam sintomas.