casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | gripe das Aves
Você pode viver se pegar a pandemia de gripe suína H1N1?
A pandemia de H1N1 de 2009 foi um surto global de um novo vírus influenza A, subtipo H1N1, comumente conhecido como "gripe suína". Em 10 de agosto de 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que a pandemia causou mais de 18.449 mortes em todo o mundo. A maioria das mortes ocorreu em pessoas com condições médicas subjacentes, como asma, diabetes e doenças cardíacas. No entanto, mesmo pessoas saudáveis podem ficar gravemente doentes ou morrer devido ao vírus.
A pandemia de H1N1 foi a primeira pandemia global de gripe desde a pandemia de gripe de Hong Kong em 1968. O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos em abril de 2009 e rapidamente se espalhou para outros países ao redor do mundo. Em junho de 2009, a OMS declarou o surto uma pandemia.
O vírus H1N1 foi transmitido através do contato com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada. Os sintomas do vírus incluíam febre, tosse, dor de garganta, coriza e dores no corpo. Em casos graves, o vírus pode causar pneumonia, insuficiência respiratória e morte.
Não havia tratamento específico para o vírus H1N1, mas os medicamentos antivirais poderiam ajudar a reduzir a gravidade da doença. A melhor forma de prevenir a infecção era vacinar-se contra o vírus. A vacina H1N1 estava disponível nos Estados Unidos a partir de outubro de 2009.
A pandemia de H1N1 terminou em agosto de 2010. No entanto, o vírus continua a circular no mundo e pode causar surtos sazonais de gripe. A melhor maneira de se proteger do vírus H1N1 é vacinar-se contra a gripe todos os anos.