casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | gripe das Aves
Como começou toda aquela coisa da gripe suína?
A pandemia H1N1 de 2009, comumente conhecida como gripe suína, foi causada por um novo vírus influenza A (H1N1) que surgiu no México e nos Estados Unidos no início de 2009. Antes disso, sabia-se que os vírus da gripe A humana circulavam em três grupos, conhecidos como A, B e C. Os vírus da gripe A humana são divididos em subtipos com base na combinação das proteínas hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Antes de 2009, os vírus da gripe sazonal pertenciam a qualquer um dos dois subtipos:H1N1 ou H3N2.
O vírus pandêmico de 2009, conhecido como A(H1N1)pdm09, compartilha material genético de diferentes vírus da gripe suína, vírus da gripe humana e vírus da gripe aviária. As origens precisas do vírus A(H1N1)pdm09 permanecem obscuras, mas acredita-se que seja o resultado de um rearranjo genético entre os vírus da gripe A suína que circulam em porcos e os vírus da gripe A sazonal humana.
Especificamente, o vírus A(H1N1)pdm09 contém genes de vírus influenza A suíno, vírus suínos semelhantes a aves da Eurásia e vírus influenza A adaptados ao homem. O sequenciamento genético do vírus H1N1 de 2009 forneceu evidências de "reagrupamento triplo", envolvendo segmentos genéticos dos vírus da gripe suína norte-americana (H1N2), vírus da gripe suína da Eurásia (H1N1) e vírus da gripe que regularmente causam epidemias sazonais em humanos (H3N2).
Em resumo, a pandemia de gripe suína de 2009 foi causada por um novo vírus influenza A (H1N1) que surgiu através do rearranjo genético entre diferentes estirpes de vírus da gripe suína, vírus da gripe aviária e vírus da gripe sazonal humana.