casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Bioterrorismo
O que é Ableismo?
Ableismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência física ou mental. A discriminação contra indivíduos com base na deficiência ocorre de muitas formas diferentes e pode ter uma variedade de consequências negativas, tais como exclusão social, discriminação no emprego e pobreza.
O ableísmo é um problema generalizado na sociedade e pode se manifestar de várias maneiras. Por exemplo, às pessoas com deficiência pode ser negado o acesso à educação, ao emprego ou aos cuidados de saúde. Eles também podem ser submetidos a abusos verbais ou físicos.
O capacitismo também pode ser expresso por meios mais sutis, como o uso de uma linguagem desdenhosa ou depreciativa em relação às pessoas com deficiência. Por exemplo, alguém pode referir-se a uma pessoa com deficiência como “retardada” ou “aleijada”.
Além disso, o capacitismo pode refletir-se na forma como a sociedade está fisicamente estruturada. Por exemplo, muitos espaços públicos não são concebidos para acomodar pessoas com deficiência, tais como aquelas que utilizam cadeiras de rodas ou têm dificuldade em andar.
O ableismo é prejudicial porque desumaniza as pessoas com deficiência e nega-lhes o pleno gozo dos seus direitos e oportunidades. Também cria barreiras que dificultam a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade.
Há muitas coisas que podem ser feitas para combater a capacidade. Um passo importante é educar as pessoas sobre a questão e desafiar atitudes e crenças discriminatórias. Outro passo importante é tornar os espaços públicos mais acessíveis para pessoas com deficiência. Além disso, é importante apoiar políticas que protejam os direitos das pessoas com deficiência.