casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | dor nas costas

O que significa quando você vira a cabeça e dói nas costas?

Virar a cabeça e sentir dores nas costas pode significar várias condições subjacentes. Aqui estão algumas razões possíveis para esse sintoma:

1. Distensão ou espasmo muscular: Movimentos repentinos ou repetitivos, incluindo virar a cabeça, podem distender ou causar espasmos nos músculos do pescoço, ombros ou parte superior das costas. Isso pode causar dor quando você vira a cabeça.

2. Síndrome da Articulação Facetária Cervical: As articulações facetárias são pequenas articulações localizadas entre as vértebras da coluna cervical (pescoço). Desgaste, lesões ou alterações degenerativas podem causar inflamação e dor nessas articulações, que podem ser agravadas por certos movimentos, como virar a cabeça.

3. Hérnia de disco: Uma hérnia de disco ou "deslizamento" de disco ocorre quando o material interno macio de um disco intervertebral se projeta e pressiona os nervos próximos. Isso pode causar dor no pescoço, dor nos ombros e dor que irradia para as costas.

4. Estenose espinhal: A estenose espinhal refere-se ao estreitamento do canal espinhal, que exerce pressão sobre a medula espinhal e os nervos. Isso pode causar dor nas costas, dormência, formigamento e fraqueza nas extremidades, inclusive nas costas.

5. Chicotada: Whiplash é uma lesão no pescoço que geralmente ocorre devido a acelerações e desacelerações repentinas, como em um acidente de carro. Pode causar dores no pescoço, dores de cabeça e nas costas, especialmente ao virar a cabeça.

6. Síndrome da Dor Miofascial: A dor miofascial é caracterizada por pontos-gatilho ou áreas sensíveis nos músculos e na fáscia (tecido conjuntivo). Quando esses pontos-gatilho são ativados, podem causar dor referida em outras partes do corpo, inclusive nas costas.

7. Dor de cabeça cervicogênica: Algumas dores de cabeça, conhecidas como dores de cabeça cervicogênicas, originam-se no pescoço e podem estar associadas a movimentos do pescoço, incluindo virar a cabeça.

É importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Eles podem recomendar repouso, analgésicos, fisioterapia ou outros tratamentos, dependendo da causa subjacente da dor.