De acordo com a Escala de classificação Meyerding , espondilolistese tem quatro estágios de gravidade. A superfície do osso localizado abaixo da vértebra escorregou está dividida em quatro secções . O estadiamento é determinado por qual seção da vértebra deslocada repousa .
Fase 1
Fase 1 é a forma mais branda de espondilolistese . A vértebra escorregou repousa na primeira seção do osso subjacente. Nesta fase, o deslizamento vertebral não cobre mais do que 25 por cento do osso abaixo .
Sintomas
espondilolistese nesta fase é muitas vezes assintomática. No entanto , os sintomas podem incluir dor lombar , a pressão nas costas, rigidez, danos nos nervos ou um arco notável na parte inferior das costas ( swayback ) . Os sintomas são mais comuns nos estágios mais graves , mais tarde do estado.
Tratamento
O tratamento é geralmente não necessária para a Fase 1 espondilolistese , a menos que os sintomas se apresentam ou a condição parece ser progressiva . Neste caso , o tratamento conservador que consiste em alongamento , e exercícios de reforço são usualmente empregados . Em estágios mais avançados da doença, cirurgia da coluna vertebral é uma opção.
Advice
Se você está tendo sintomas de dor lombar ou quaisquer sintomas relacionados aos nervos , incluindo dor ciática , tentar o tratamento conservador antes de qualquer coisa . Medicação anti-inflamatória pode ser útil para reduzir o desconforto e fisioterapia é uma grande ajuda , se necessário. Sempre obter uma segunda opinião se a cirurgia é recomendada. Uma vez que a cirurgia da coluna vertebral é realizada , não pode ser desfeita. Entenda os riscos e benefícios e como eles se relacionam com a sua condição pessoal antes de ir nessa direção.