casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | autismo
O que são transtornos do espectro do autismo?
Os transtornos do espectro do autismo (TEA) são um grupo de transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por dificuldades de interação social e comunicação e por padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses. Os TEAs são normalmente diagnosticados na infância e sua apresentação pode variar de leve a grave.
Os sintomas de TEA podem incluir: - Dificuldade com interações sociais, como fazer contato visual, compreender sinais sociais e interagir com colegas.
- Problemas de comunicação, como dificuldade de compreensão ou produção de linguagem e fala limitada ou repetitiva.
- Padrões de comportamento restritos e repetitivos, como realizar rotinas ou rituais, insistir na mesmice e ter interesses intensos em tópicos específicos.
- Outros sintomas, como hiperatividade, impulsividade e sensibilidades sensoriais.
Acredita-se que os TEA sejam causados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, embora as causas exatas não sejam totalmente compreendidas. Os TEAs são normalmente diagnosticados com base na avaliação clínica de um profissional de saúde, como um pediatra, psiquiatra ou psicólogo. O tratamento para ASDs pode incluir uma variedade de abordagens, como terapia comportamental, terapia ocupacional, fonoaudiologia e medicamentos. A intervenção e o apoio precoces podem ajudar os indivíduos com ASD a melhorar as suas competências sociais, competências de comunicação e capacidade de participar nas atividades quotidianas.