casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | autismo
Por que os meninos são mais propensos a ter autismo?
A razão exacta pela qual os rapazes têm maior probabilidade de ter autismo do que as raparigas não é totalmente compreendida, mas existem vários factores possíveis que podem contribuir para esta diferença.
1. Fatores genéticos: A pesquisa genética sugeriu que pode haver um componente genético que torna os meninos mais suscetíveis ao autismo. Descobriu-se que certos genes e mutações genéticas são mais comuns em meninos com autismo do que em meninas com autismo ou na população em geral.
2. Níveis de testosterona: A testosterona é um hormônio produzido em níveis mais elevados nos meninos do que nas meninas. Alguns estudos sugeriram que altos níveis de testosterona podem desempenhar um papel no desenvolvimento do autismo.
3. Diferenças cerebrais: Pode haver diferenças na estrutura e função cerebral entre meninos e meninas que poderiam contribuir para a maior prevalência de autismo em meninos. Por exemplo, alguns estudos descobriram que meninos com autismo têm amígdalas maiores, que é uma região do cérebro envolvida no processamento de emoções.
4. Fatores ambientais: Alguns factores ambientais também podem desempenhar um papel no desenvolvimento do autismo, e estes factores podem afectar mais os rapazes do que as raparigas. Por exemplo, a exposição a certos produtos químicos ou toxinas durante a gravidez tem sido associada a um risco aumentado de autismo.
É importante notar que a causa exacta do autismo ainda não é totalmente compreendida, e os factores listados acima são apenas algumas das possíveis explicações para a maior prevalência do autismo nos rapazes. Mais pesquisas são necessárias para determinar as razões específicas pelas quais os meninos têm maior probabilidade de ter autismo.