casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | autismo
Pessoas autistas terão filhos?
A escolha de ter ou não filhos é profundamente pessoal e não existe uma resposta única que se aplique a todas as pessoas autistas. Alguns indivíduos autistas podem optar por ter filhos, enquanto outros não. Existem muitos factores que podem influenciar esta decisão, incluindo as crenças e valores pessoais do indivíduo, a sua rede de apoio e os seus recursos financeiros.
Há algumas evidências que sugerem que as pessoas autistas podem ter maior probabilidade de optar por não ter filhos do que a população em geral. Por exemplo, um estudo publicado na revista JAMA Psychiatry descobriu que os adultos autistas tinham menos probabilidade de ter filhos do que os seus irmãos não autistas. No entanto, é importante notar que este estudo incluiu apenas um pequeno número de participantes e não é possível generalizar os resultados para todos os indivíduos autistas.
Em última análise, a decisão de ter ou não filhos é complexa e deve ser tomada caso a caso. Não existe resposta certa ou errada, e o que é melhor para um indivíduo pode não ser melhor para outro. Se você é um indivíduo autista e está pensando em ter filhos, é importante conversar com seu médico ou profissional de saúde mental sobre suas preocupações e certificar-se de que terá o apoio e os recursos necessários.