casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | autismo

As pessoas com síndrome de Asperger são egoístas?

É incorreto atribuir o egoísmo como característica geral aos indivíduos com Síndrome de Asperger. O egoísmo envolve considerar intencionalmente o interesse próprio em detrimento das preocupações e necessidades dos outros. Não há relação direta entre ter Síndrome de Asperger e exibir comportamento egoísta.

A Síndrome de Asperger afeta principalmente os comportamentos sociais e as habilidades de comunicação interpessoal de um indivíduo. Alguns desafios que as pessoas com Síndrome de Asperger normalmente enfrentam, como dificuldades na compreensão de sinais sociais ou na compreensão de expressões não-verbais, podem ocasionalmente resultar em mal-entendidos sociais. Nessas situações, alguém com Síndrome de Asperger pode ignorar involuntariamente a etiqueta social, levando a percepções errôneas de sua consideração pelos sentimentos dos outros.

O egoísmo não é intrínseco à Síndrome de Asperger. Assim como a variabilidade geral entre toda a população, as pessoas com Síndrome de Asperger apresentam uma ampla gama de traços de personalidade, princípios morais e motivações. Os comportamentos individuais são influenciados por múltiplos fatores, como elementos ambientais, culturais, educacionais e interpessoais. É fundamental avaliar cada indivíduo separadamente, tendo em conta vários aspectos que moldam os seus comportamentos, incluindo o egoísmo versus o altruísmo.