casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | autismo
A dieta sem glúten e caseína funciona para crianças autistas?
Há algumas evidências que sugerem que uma dieta sem glúten e sem caseína (GFCF) pode ser eficaz na redução dos sintomas do autismo em algumas crianças. No entanto, a investigação sobre esta dieta é mista e são necessários mais estudos para confirmar a sua eficácia.
Uma dieta FBCF elimina alimentos que contêm glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada, e caseína, uma proteína encontrada no leite e outros produtos lácteos. Alguns defensores da dieta acreditam que essas proteínas podem desencadear inflamação e outros problemas intestinais que podem levar a sintomas de autismo.
Vários estudos demonstraram que uma dieta FBCF pode melhorar os sintomas do autismo em algumas crianças. Por exemplo, um estudo publicado na revista Pediatrics descobriu que as crianças que seguiram uma dieta FBCF durante 12 semanas tiveram melhorias significativas no seu comportamento social, competências de comunicação e comportamentos repetitivos.
No entanto, outros estudos não encontraram um benefício significativo para uma dieta FBCF. Por exemplo, um estudo publicado na revista JAMA descobriu que as crianças que seguiram uma dieta FBCF durante 6 meses não tiveram quaisquer melhorias significativas nos seus sintomas.
A pesquisa sobre a eficácia de uma dieta FBCF para o autismo ainda está em andamento. Mais estudos são necessários para confirmar se esta dieta é eficaz e para determinar quais crianças têm maior probabilidade de se beneficiar dela.
Se você está considerando uma dieta FBCF para seu filho com autismo, converse primeiro com o médico do seu filho. Pode haver outros tratamentos que sejam mais eficazes para o seu filho.