casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | autismo

Por que algumas pessoas com autismo não mostram sinais de quando são bebês?

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de uma pessoa de se comunicar e interagir com outras pessoas. Geralmente é diagnosticado na primeira infância, mas algumas pessoas podem não apresentar sinais de autismo até mais tarde na vida.

Há uma série de razões pelas quais algumas pessoas com autismo não apresentam sinais do transtorno quando são bebês. Uma possibilidade é que os sintomas do autismo possam ser leves ou sutis em alguns indivíduos, tornando-os difíceis de detectar na infância. Outra possibilidade é que os sintomas do autismo só se desenvolvam mais tarde na infância, à medida que o cérebro da criança continua a crescer e a se desenvolver. Finalmente, também é possível que algumas pessoas com autismo sejam diagnosticadas erroneamente com outra condição, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), na primeira infância.

É importante notar que não existe uma causa única para o autismo. Acredita-se que o distúrbio seja causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. No entanto, pesquisas ainda estão em andamento para determinar as causas exatas do autismo e por que algumas pessoas podem não apresentar sinais do transtorno até mais tarde na vida.

Se você está preocupado com a possibilidade de seu filho ter autismo, é importante conversar com seu médico ou com um profissional de saúde mental qualificado. O diagnóstico e a intervenção precoces podem ajudar seu filho a atingir todo o seu potencial.