casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | autismo

Os adultos podem ser diagnosticados no espectro do autismo?

Sim, os adultos podem ser diagnosticados com transtorno do espectro do autismo (TEA). No passado, pensava-se que o TEA só poderia ser diagnosticado em crianças, mas agora sabemos que os sintomas do TEA podem persistir na idade adulta. Na verdade, alguns adultos podem não perceber que têm TEA até serem diagnosticados na idade adulta.

Existem várias razões pelas quais os adultos podem não ser diagnosticados com TEA até a idade adulta. Um dos motivos é que os sintomas do TEA podem variar de pessoa para pessoa, e algumas pessoas podem apresentar sintomas muito leves que não interferem em suas vidas diárias. Outra razão é que o TEA é frequentemente diagnosticado erroneamente como outras condições, como transtorno de ansiedade social, depressão ou TDAH.

Se você é adulto e acha que pode ter TEA, é importante consultar um profissional de saúde mental para uma avaliação. O diagnóstico na idade adulta está se tornando cada vez mais comum e há ajuda e recursos disponíveis. Se você for diagnosticado com TEA, há uma série de coisas que você pode fazer para controlar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.