O que pode parecer uma segunda natureza para a maioria das pessoas é realmente muito difícil para as crianças com necessidades especiais. As atividades mais básicas têm que ser dividido em tarefas de entender muito fáceis que são simples e direta. Ao eliminar a hipótese de que a criança pode compreender mais de uma etapa de cada vez , torna-se muito mais fácil ensinar a criança a cuidar de si mesmo.
No início de um processo , pense na primeira fase para ser concluída e começar por aí. Por exemplo, para escovar os dentes , pegando a escova de dentes e removê-lo do seu titular é a primeira etapa que precisa de masterização. Quando a criança vai para a sua escova de dentes sem avisar de um adulto , é hora de passar para a próxima etapa, que pode ser tomada a parte de cima da escova de dentes. Para despir , o primeiro estágio pode ser a remoção dos sapatos . Depois que a criança tira os sapatos com um simples comando verbal, é hora de adicionar o próximo passo , que pode ser tirar as meias.
Elogio verbal ajuda a incentivar e motivar . Quando uma criança com necessidades especiais percebe quão difícil tarefa é , ele pode tentar resistir e ter o adulto fazer isso por ele . Ao pedir -lhe para completar apenas uma pequena parte da atividade, a reduzir a probabilidade de resistência e aumentar as chances de sucesso.
Repetição
experiências positivas no ensino de habilidades para a vida para crianças com necessidades especiais aumentar se as habilidades repetir ao longo do dia . A criança se acostuma com a idéia de ter essa nova atividade para aprender e trata de espera. Várias tentativas na mesma atividade ajudá-la a ganhar o domínio mais rapidamente.
Não há problema em trabalhar em mais de uma habilidade de vida de cada vez. Como cada habilidade vem para cima, orientar a criança na tentativa de aprender a apenas uma parte dele de uma vez. Vestir, banheiro e escovar os dentes todos precisam de atenção na parte da manhã . Se necessário, acordar a criança um pouco mais cedo para permitir -lhe a oportunidade de trabalhar sobre essas habilidades.
Até que a criança apreende totalmente o conceito , ela deve trabalhar cada etapa da vida habilidade repetidamente. Passando cedo demais pode arruinar o progresso. Somente quando a criança inicia a atividade sem mais do que um pedido verbal é hora de seguir em frente.
Além disso, é importante repetir a tarefa até ver uma resposta positiva. Se você perguntar a criança a escovar os dentes e ela não chega para o pincel , mostrar-lhe o que está sendo solicitado e , em seguida, perguntar novamente. Dependendo da gravidade dos problemas da criança , pode levar vários minutos antes que ela recebe-lo. Se os problemas são extremas , pode ser necessário para fornecer mão -sobre- mão assistência antes de convidá-la para fazer a tarefa por conta própria.