Alguns dos genes que são conhecidos para se relacionar com a pele e olhos residem no cromossoma 15 . Estes genes incluem EYCL3 , que é um gene de castanho a cor dos olhos e EYCL2 , que determina em que as células que produzem a melanina está localizada no olho . Enquanto vários genes trabalham em conjunto para determinar a cor dos olhos , esta descoberta é emocionante porque desmascara a teoria de que a cor dos olhos é determinada por um gene dominante .
Isodicentric cromossomo 15
de acordo com o Genetics Cooperative autismo , os pesquisadores acreditam que um em cada 5.000 bebês que nasce com um cromossomo 47 que é uma duplicação invertida do cromossomo 15. Esta duplicação é chamado cromossomo Isodicentric 15 e é muitas vezes acompanhada de atraso no desenvolvimento e comportamentos autista -like. Crianças autistas com distúrbios genéticos foram encontrados para ter cromossomo Isodicentric 15 mais vezes do que qualquer outra doença genética , e duplicação dos genes no braço longo (q ) do cromossomo são cada vez mais associados com o autismo .
Questões acrocêntrico
cromossomo 15 é um dos um dos cinco acrocêntricos . Esses cromossomos tem um braço que é muito curto, o que coloca o centrômero próximo a uma extremidade . Quando dois cromossomos acrocêntricos se fundem, um Robertsoniana translocação é criado. Se o fim curto do cromossomo de uma mulher de 15 fusíveis com cromossomo 21 , ela tem uma chance de 10 a 15 por cento de ter uma criança com síndrome de translocação Down.
Deleção no cromossomo 15
Exclusão ocorre quando um cromossomo breaks e material genético está perdido. O ponto de interrupção determina o defeito genético específico . De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA , cerca de 70 por cento das pessoas com síndrome de Angelman tem uma deleção no cromossomo 15 , pelo lado materno . Síndrome de Prader -Willi , que é uma causa genética da obesidade em crianças , também é afetada pela deleção no cromossomo 15.