casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | asma

Por que os asmáticos têm dificuldade para respirar?

Os asmáticos têm dificuldade em respirar devido à inflamação e estreitamento das vias aéreas nos pulmões. Essa inflamação geralmente é causada por uma reação alérgica, como poeira, pólen ou pêlos de animais. Quando esses alérgenos são inalados, o corpo libera substâncias químicas que fazem com que as vias aéreas fiquem inflamadas e inchadas e aumente a produção de muco. Isso pode dificultar a entrada e saída de ar dos pulmões, causando dificuldade para respirar.

Outros fatores que podem contribuir para dificuldades respiratórias em asmáticos incluem:
- Asma induzida por exercício: Este tipo de asma é desencadeado pela atividade física e pode causar falta de ar, tosse e respiração ofegante durante ou após o exercício.
- Ar frio: O ar frio pode desencadear sintomas de asma, causando irritação e inflamação nas vias respiratórias.
- Estresse: O estresse pode piorar os sintomas da asma, aumentando a produção de hormônios do estresse pelo corpo, o que pode causar o estreitamento das vias aéreas.
- Certos medicamentos: Alguns medicamentos, como aspirina e betabloqueadores, podem piorar os sintomas da asma.
- Alergias: Alergias a certas substâncias, como ácaros, pólen e pêlos de animais, podem desencadear sintomas de asma.
- Infecções sinusais: As infecções sinusais podem causar inflamação e inchaço nas vias aéreas, o que pode piorar os sintomas da asma.

Se você tiver dificuldade, chiado no peito ou falta de ar, converse com seu médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados.