casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | asma
O álcool pode desencadear um ataque de asma?
O álcool é um dos desencadeadores mais comuns da asma. Pode causar um ataque de asma em até 10% das pessoas com asma. O álcool tem vários efeitos que podem piorar a asma, incluindo:
Relaxar o músculo liso das vias aéreas, facilitando o seu estreitamento
Aumentar a produção de histamina, uma substância química que causa inflamação nas vias respiratórias
Desidratar o corpo, o que pode piorar os sintomas da asma
Irritando as vias respiratórias
O álcool também é conhecido por piorar os sintomas da asma alérgica. Isso ocorre porque o álcool pode aumentar os níveis de certas substâncias químicas no corpo associadas a reações alérgicas.
Se você tem asma, evitar o álcool é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de ter um ataque de asma. No entanto, se você decidir beber álcool, há algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de um ataque de asma:
Pergunte ao seu médico quais tipos de álcool são mais seguros para pessoas com asma. Alguns tipos de álcool, como o vinho, têm menos probabilidade de causar sintomas de asma do que outros, como a cerveja.
Beba devagar e com moderação. Quanto mais álcool você bebe, maior o risco de um ataque de asma.
Evite beber álcool antes ou durante o exercício. O exercício pode piorar os sintomas da asma e o álcool pode piorar ainda mais os efeitos do exercício.
Se você começar a sentir sintomas de asma após consumir álcool, pare de beber imediatamente. Você também pode precisar tomar seu medicamento para asma.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre álcool e asma, converse com seu médico.