casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | asma

É possível ter asma mesmo que um pneumologista ouça seus pulmões e diga que estão saudáveis?

É possível ter asma mesmo que um pneumologista ouça seus pulmões e diga que eles estão saudáveis. Isso ocorre porque a asma é uma doença crônica que causa inflamação nas vias aéreas, o que pode causar respiração ofegante, tosse, aperto no peito e falta de ar. No entanto, estes sintomas podem nem sempre estar presentes e podem ser difíceis de detectar durante um exame físico.

Em alguns casos, um pneumologista pode solicitar um teste respiratório chamado espirometria para confirmar o diagnóstico de asma. A espirometria mede a quantidade de ar que você consegue inspirar e expirar dos pulmões e pode ajudar a identificar a obstrução das vias aéreas. No entanto, a espirometria também pode ser normal em algumas pessoas com asma, especialmente se os sintomas forem leves ou intermitentes.

Outra forma de diagnosticar a asma é medindo a quantidade de óxido nítrico exalado (FeNO) na respiração. O FeNO é um gás produzido nas vias aéreas e pode estar aumentado em pessoas com asma. No entanto, os níveis de FeNO também podem ser normais em algumas pessoas com asma e podem estar elevados em outras condições, como alergias e bronquite crônica.

Em última análise, o diagnóstico de asma é baseado em uma combinação de fatores, incluindo seus sintomas, seu exame físico e os resultados de quaisquer exames que seu médico possa solicitar. Se você tiver sintomas de asma, mesmo que seus pulmões pareçam saudáveis, é importante consultar um médico para avaliação.