casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | asma

Quais são as possíveis causas da asma?

Existem muitas causas possíveis de asma, incluindo:

1. Genética: A asma pode ocorrer em famílias, o que significa que alguém com histórico familiar da doença tem maior probabilidade de desenvolvê-la. Genes específicos foram identificados como desempenhando um papel no desenvolvimento da asma.

2. Alergias: Alergias a alérgenos como pólen, ácaros, pêlos de animais de estimação e certos alimentos podem desencadear sintomas de asma em indivíduos suscetíveis.

3. Irritantes: Certos irritantes ambientais, como fumaça, poluição, produtos químicos e odores fortes, também podem desencadear ataques de asma.

4. Infecções: As infecções respiratórias, especialmente durante a infância, podem aumentar o risco de desenvolver asma.

5. Obesidade: Estar com sobrepeso ou obesidade tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver asma e também pode piorar os sintomas em indivíduos que já têm asma.

6. Exercício: Em alguns indivíduos, o exercício pode desencadear sintomas de asma, conhecidos como asma induzida por exercício. Isto é mais comum em pessoas que já têm asma subjacente.

7. Alterações hormonais: As mulheres podem apresentar sintomas de asma mais graves durante determinados períodos do ciclo menstrual, durante a gravidez ou durante a menopausa devido a flutuações hormonais.

8. Refluxo ácido: A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que faz com que o ácido estomacal volte para o esôfago, às vezes pode desencadear sintomas de asma.

9. Estresse: Embora o estresse não cause diretamente a asma, pode piorar os sintomas e dificultar o controle da doença.