casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | asma

Uma criança de 1 ano pode morrer de ataque de asma?

Infelizmente, a resposta a esta pergunta é sim. Em casos raros, um ataque grave de asma pode resultar em morte. A Asthma and Allergy Foundation of America (AAFA) relata que a asma é a principal causa de morte por doença crônica entre crianças menores de 5 anos nos Estados Unidos. Em 2019, ocorreram 346 mortes relacionadas à asma nos EUA e, dessas, 145 (42%) eram crianças menores de 5 anos.

Os ataques de asma podem ser desencadeados por vários fatores, como alérgenos, infecções respiratórias, exercícios e estresse. Quando ocorre um ataque de asma, as vias aéreas ficam inflamadas e estreitas, dificultando a respiração. Em alguns casos, as vias respiratórias podem tornar-se tão estreitas que o ar não consegue entrar nos pulmões, o que pode levar à paragem respiratória e à morte.

É importante que os pais de crianças com asma estejam cientes dos sinais e sintomas de uma crise de asma e procurem atendimento médico imediato, se necessário. O diagnóstico e o tratamento precoces da asma podem ajudar a reduzir o risco de ataques graves e morte.