Junto com prostaglandinas e tromboxanos , leucotrienos pertencem a uma classe de compostos chamados eicosanóides . Alguns exemplos de leucotrienos são 5 - HPTE , LTA4 , LTB4 , LTC4 , LTD4 e LTE4 .
Síntese
Sintetizado em quase todos os tecidos do corpo , os leucotrienos são o produto da conversão do ácido araquidônico por uma família de enzimas chamadas lipooxygenases .
Função
Como mediadores da resposta alérgica e inflamação, leucotrienos causar o seguinte : . constrição dos vasos sanguíneos e pequenos brônquios (vias aéreas ); contração da musculatura lisa , aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos , atração de células do sistema imunológico a um local da lesão e liberação de enzimas a partir de células do sistema imunológico
Cardiovacular Efeitos
Em seu texto "Basic and Clinical Endocrinology " drs. Greenspan e Gardner notar que os principais efeitos dos leucotrienos no coração incluem constrição coronariana ( vasos do coração ) , redução da contratilidade e diminuição do débito cardíaco . Os leucotrienos , no entanto, não parecem ter um efeito direto significativo na freqüência cardíaca.
Leucotrienos na Doença Processos
Os estudos , incluindo um publicado no American Journal of Respiratory Critical Care Medicine (volume 161), relatam uma ligação entre o excesso de produção de leucotrienos e doenças como asma, infarto do miocárdio ( ataque ouvir ) , acidente vascular cerebral e anafilaxia ( reação alérgica grave).
Considerações
Embora seu efeito direto sobre a freqüência cardíaca tem pouco apoio científico, leucotrienos podem contribuir indiretamente para distúrbios do ritmo cardíaco , estimulando certos processos de doença. Por exemplo, dificuldade respiratória na asma e anafilaxia muitas vezes se manifesta como aumento da freqüência cardíaca , de acordo com Medscape .