A fim de medir a saturação de oxigênio , o dispositivo é levemente presa em uma parte translúcida do corpo , geralmente a ponta de um dedo ou um lóbulo da orelha. Um oxímetro de pulso funciona emitindo luz através da parte de corpo translúcidas , e medindo a quantidade de luz absorvida pelo sangue . A absorção de luz revela a quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina porque oxi- hemoglobina absorve uma quantidade diferente de luz de desoxi- hemoglobina.
Que oxímetro de pulso de Leitura Meios
Uma leitura normal, oxímetro de pulso é entre 95 e 100. Este número é uma percentagem , ou seja, a percentagem da hemoglobina que tem oxigénio ligado a ele , ou está na forma de oxi- hemoglobina . Uma leitura de abaixo de 95 pode indicar que o paciente não está a respirar oxigénio suficiente ou podem ter prejudicado a troca gasosa nos pulmões . Essas condições podem levar a uma diminuição de oxigênio ligado à hemoglobina no sangue, portanto, mais desoxi- hemoglobina, menos oxi- hemoglobina e uma leitura oxímetro menor.
Quando usar um oxímetro de pulso
oxímetros de pulso pode ser usado para medir constantemente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente em um hospital. Eles podem ser utilizados por pacientes com problemas respiratórios ou cardíacos - tais como enfisema ou insuficiência cardíaca congestiva - , a fim de determinar se a sua ventilação é adequada para fornecer os tecidos do corpo com oxigénio . Os pilotos em aeronaves sem pressurização também pode usar oxímetros de pulso para monitorar seus níveis de oxigênio ao usar oxigênio suplementar .
Limitações de oxímetros de pulso
Embora uma pessoa pode ter uma leitura do oxímetro de pulso de 100 , ele ainda não pode ter oxigênio suficiente para sobreviver. Por exemplo , uma leitura de oxímetro de pulso de alta pode ser obtida a partir de um paciente com anemia . Na anemia , o paciente tem um número diminuído de moléculas de hemoglobina no sangue . Neste caso , não é simplesmente hemoglobina suficiente para ligar uma quantidade suficiente de oxigénio para fornecer os tecidos do corpo . Além disso, um paciente com uma leitura do oxímetro de pulso de alta também podem ter níveis elevados de dióxido de carbono , o que não é medido por um oxímetro de pulso. Altos níveis de dióxido de carbono no sangue pode ser fatal.