casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | artrite

Como funciona Skyrizi para artrite psoriática

Skyrizi (risankizumab) é um anticorpo monoclonal humanizado que atua inibindo a citocina interleucina-23 (IL-23), que desempenha um papel fundamental na inflamação e no dano articular associado à artrite psoriática (APs). Veja como funciona o Skyrizi:

Liga-se à IL-23:Skyrizi liga-se especificamente à IL-23, uma citocina pró-inflamatória que está envolvida na patogênese da APs. A IL-23 é produzida por células do sistema imunológico, como macrófagos e células dendríticas, e promove a diferenciação e ativação de células T helper 17 (Th17), que estão envolvidas no processo inflamatório na APs.

Neutraliza a atividade da IL-23:Ao ligar-se à IL-23, Skyrizi impede que esta interaja com o seu receptor, o receptor da IL-23, que é expresso nas células do sistema imunológico. Isto impede as vias de sinalização a jusante que são desencadeadas pela IL-23, incluindo a activação de células Th17 e a produção de citocinas inflamatórias.

Reduz a inflamação:Ao neutralizar a IL-23, Skyrizi reduz a inflamação nas articulações e na pele afetada pelo APs. Isso leva a melhorias em sintomas como dor nas articulações, rigidez, inchaço e lesões cutâneas.

Suprime a atividade da doença:Com o tempo, Skyrizi pode suprimir a atividade da doença na AP, reduzindo o número de lesões inflamatórias ativas, melhorando a função articular e retardando a progressão do dano articular.

É importante observar que Skyrizi geralmente é administrado por injeção, e o esquema de dosagem e a duração do tratamento podem variar dependendo das necessidades individuais do paciente e da resposta ao medicamento. Deve ser usado sob a orientação e supervisão de um profissional de saúde com experiência no tratamento de AP.