casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | artrite

Quais são os critérios CASPAR para artrite psoriática?

Os Critérios de Classificação para Artrite Psoriática (CASPAR) foram desenvolvidos em 2006 para melhorar a precisão do diagnóstico de artrite psoriática (APs).
Os critérios CASPAR baseiam-se numa combinação de características clínicas e resultados laboratoriais.

Os critérios CASPAR para APs são os seguintes:
1. Presença de artrite inflamatória :Este é o critério mais importante e exige que a pessoa tenha pelo menos uma articulação inchada ou sensível.
2. Evidência de psoríase :Isso pode incluir qualquer um dos seguintes:
- Uma história de psoríase
- Psoríase atual
- Alterações psoriásicas nas unhas
- História familiar de psoríase
3. Ausência de fator reumatóide :Este é um exame de sangue que geralmente é positivo em pessoas com artrite reumatóide, mas geralmente é negativo em pessoas com AP.
4. Ausência de anticorpos antipeptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) :Este é outro exame de sangue que costuma ser positivo em pessoas com artrite reumatóide, mas geralmente é negativo em pessoas com AP.
5. Sacroileíte :é uma inflamação das articulações sacroilíacas, localizadas na base da coluna. A sacroileíte pode ser observada em radiografias ou ressonância magnética (MRI).
6. Dactilite :Esta é uma inflamação de um dedo inteiro da mão ou do pé. A dactilite pode ser observada em raios X ou ressonância magnética.
7. Entesite :Esta é a inflamação das enteses, que são as áreas onde os tendões e ligamentos se fixam ao osso. A entesite pode ser observada em raios X ou ressonância magnética.
8. Alterações radiográficas mínimas da AP :Essas alterações podem ser observadas em raios X ou ressonância magnética e incluem:
- Erosões articulares
- Estreitamento do espaço articular
- Formação de osteófitos
- Anquilose (fusão das articulações)

Para atender aos critérios CASPAR para AP, uma pessoa deve ter pelo menos 3 dos seguintes critérios:
- Artrite inflamatória
- Evidência de psoríase
- Ausência de fator reumatóide
- Ausência de anticorpos anti-CCP
- Sacroileíte
- Dactilite
- Entesite
- Alterações radiográficas mínimas da APs

Os critérios CASPAR não são perfeitos e podem não ser capazes de diagnosticar todos os casos de AP. No entanto, são uma ferramenta útil para diagnosticar AP e para diferenciá-la de outros tipos de artrite.