casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | artrite

Como a psoríase afeta suas articulações

A artrite psoriática (APs) é um tipo de artrite inflamatória que pode afetar pessoas com psoríase, uma doença de pele que causa manchas vermelhas, coceira e escamosas na pele. O APs pode causar inflamação e danos às articulações, tendões e ligamentos, causando dor, rigidez, inchaço e dificuldade de movimentação.

Embora a causa exata da APs seja desconhecida, acredita-se que ela esteja relacionada ao sistema imunológico do corpo. Quando alguém tem psoríase, o sistema imunológico reage exageradamente e produz muitas células da pele. Na APs, esse sistema imunológico hiperativo também afeta as articulações, causando inflamação e danos.

Alguns dos fatores que podem aumentar o risco de desenvolver AP incluem:

* Ter psoríase
* História familiar de AP ou psoríase
* Certos marcadores genéticos
* Certas infecções
* Obesidade
* Fumar

O APs pode afetar qualquer articulação do corpo, mas afeta mais comumente as articulações das mãos, pés, coluna e joelhos. Os sintomas da APs podem incluir:

* Dor nas articulações
* Rigidez
* Inchaço
* Vermelhidão
* Cordialidade
* Dificuldade de locomoção
* Fadiga
* Perda de peso
* Febre

O APs também pode afetar outras partes do corpo, incluindo pele, olhos e pulmões.

O tratamento para APs geralmente envolve medicamentos para reduzir a inflamação e a dor e para prevenir danos nas articulações. A fisioterapia e os exercícios também podem ser úteis no controle dos sintomas da AP.

Não há cura para a AP, mas pode ser controlada com tratamento para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.