casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Aneurisma
Quando precisamos da inserção de dreno torácico além de derrame pleural?
Inserção de dreno torácico , também conhecida como
drenagem torácica , é um procedimento no qual um tubo fino e flexível (tubo torácico) é inserido através da parede torácica e no espaço pleural (o espaço entre os pulmões e a parede torácica) para drenar líquido, ar ou ambos.
Além do derrame pleural, a inserção de dreno torácico pode ser necessária nas seguintes situações:
-
Pneumotórax , que é um pulmão colapsado. Um dreno torácico pode ser inserido para remover o ar do espaço pleural e permitir que o pulmão se expanda novamente.
-
Hemotórax , que é sangue no espaço pleural. Um dreno torácico pode ser inserido para drenar o sangue e evitar mais sangramentos.
-
Empiema , que é uma infecção do espaço pleural. Um dreno torácico pode ser inserido para drenar o líquido infectado e permitir que os antibióticos atinjam a infecção.
-
Lesões torácicas traumáticas , como um ferimento por faca ou arma de fogo, pode danificar os pulmões ou os vasos sanguíneos e causar o acúmulo de líquido ou ar no espaço pleural. Um dreno torácico pode ser inserido para drenar o líquido ou o ar e ajudar a estabilizar a condição do paciente.
-
Após cirurgia torácica , como uma lobectomia (remoção de um lobo do pulmão), um dreno torácico pode ser inserido para drenar líquido ou ar do espaço pleural e ajudar os pulmões a se expandirem novamente.
A inserção do dreno torácico é um procedimento relativamente simples que pode ser realizado à beira do leito. Geralmente é bem tolerado pelos pacientes e pode proporcionar alívio significativo dos sintomas.