casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Aneurisma

O que é uma hemorragia pleural?

Hemorragia pleural é o acúmulo de sangue no espaço pleural, o potencial entre a pleura visceral que cobre os pulmões e a pleura parietal que reveste a cavidade torácica.[1] Este espaço normalmente contém uma pequena quantidade de líquido que permite que os pulmões se expandam e contraiam suavemente durante a respiração.

Na maioria das vezes, as hemorragias pleurais são causadas por trauma torácico, malignidade (câncer de pulmão) ou causas iatrogênicas, como cateterismo venoso central ou toracocentese. Raramente, hemorragias pleurais podem ocorrer espontaneamente, como pode acontecer na hemofilia ou na anticoagulação.

Em muitos casos, os sinais clínicos de hemorragia pleural são inespecíficos e podem ser sutis, tornando o diagnóstico um desafio.[1] Os sinais e sintomas podem incluir dispneia, dor torácica pleurítica (que piora com inspiração e tosse) e diminuição dos sons respiratórios. Pacientes com hemorragias pleurais maciças podem apresentar instabilidade hemodinâmica e sinais de choque hipovolêmico. Os achados do exame físico podem incluir macicez à percussão sobre o hemitórax afetado e egofonia.

A ultrassonografia é a modalidade de imagem inicial de escolha para detectar derrame pleural e também pode ajudar a diferenciar derrames pleurais transudativos de exsudativos com base em sua aparência. A radiografia de tórax também é útil no diagnóstico de derrames pleurais, mas pode ser menos sensível que a ultrassonografia na detecção de pequenos derrames. No entanto, é mais útil para avaliar a causa subjacente do derrame, como insuficiência cardíaca, pneumonia ou malignidade.

A causa subjacente do derrame pleural deve ser identificada para orientar a investigação e o manejo diagnóstico adicionais. A toracocentese diagnóstica geralmente deve ser realizada para analisar o líquido pleural. A toracoscopia pode ser necessária tanto para fins diagnósticos quanto para facilitar a drenagem do derrame em pacientes com derrame pleural maligno.

A hemorragia pleural deve ser diferenciada do derrame pleural, outra causa de líquido no espaço pleural. Os derrames pleurais são mais frequentemente causados ​​por condições que alteram o equilíbrio das forças hidrostáticas e oncóticas através da membrana pleural ou por inflamação ou infecção do espaço pleural.[2]