casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Aneurisma

Por que a aorta tem paredes tão espessas e resistentes?

A aorta é o maior vaso sanguíneo do corpo humano e transporta sangue oxigenado do coração para o resto do corpo. É também a artéria mais elástica do corpo, o que lhe permite suportar a alta pressão do sangue bombeado do coração.

As paredes da aorta são compostas por três camadas:

* A íntima, que é a camada mais interna e é composta por uma fina camada de células endoteliais.
* A mídia, que é a camada intermediária e é composta por células musculares lisas e fibras elásticas.
* A adventícia, que é a camada mais externa e é composta de tecido conjuntivo.

A espessura da parede aórtica varia dependendo da localização da artéria. A aorta ascendente, que é a seção da aorta que sai do coração, é a parte mais espessa da artéria. Isso ocorre porque a aorta ascendente está sujeita à maior pressão de sangue bombeado do coração. A aorta descendente, que é a seção da aorta que desce pelo corpo, é mais fina que a aorta ascendente. Isso ocorre porque a pressão do sangue diminui à medida que se afasta do coração.

A aorta também é muito resistente, o que ajuda a protegê-la de danos. A resistente camada externa da adventícia é composta de fibras de colágeno e elastina, que são proteínas fortes que ajudam a resistir ao rasgo. A camada média da aorta também contém um grande número de células musculares lisas, que podem se contrair para ajudar a controlar o fluxo sanguíneo.

A aorta é uma artéria muito importante no corpo humano e suas paredes espessas e resistentes ajudam a protegê-la de danos e garantem que ela possa suportar a alta pressão do sangue bombeado do coração.