casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Aneurisma

Qual é a função da artéria subclávia esquerda?

A artéria subclávia esquerda irriga o braço esquerdo e a cabeça, bem como alguns órgãos torácicos .

Surgindo do arco da aorta, logo após a origem da artéria carótida comum esquerda, a artéria subclávia esquerda segue lateralmente. No lado esquerdo do corpo, os ramos aórticos originam-se um pouco posteriormente em comparação com o lado direito, e a artéria subclávia esquerda cruza posteriormente à artéria carótida comum esquerda. Em seguida, sobe até a raiz do pescoço. Lá, a subclávia esquerda passa a ser a artéria axilar esquerda, irrigando o membro superior. Ao longo do caminho, emite vários ramos.

Ramos principais da artéria subclávia esquerda
-Artéria vertebral
-Artéria torácica interna
-Tronco tireocervical:

- Artéria tireóidea inferior
-Artéria supraescapular
-Artéria cervical transversa

Suprimento sanguíneo do braço esquerdo
A artéria subclávia esquerda é responsável por irrigar o quadrante superior esquerdo do corpo, incluindo o braço e a mão esquerdos, bem como algumas estruturas torácicas:

Artéria vertebral esquerda:sobe até o forame vertebral das vértebras cervicais e contribui para a circulação posterior do cérebro.
Artéria torácica interna esquerda:segue ao longo da parede torácica posterior e fornece ramos para o timo, mediastino, pericárdio e diafragma, bem como para os espaços intercostais inferiores e para a parede abdominal.
Tronco tireocervical esquerdo:ramifica-se em diversas artérias para fornecer circulação à glândula tireoide, paratireóides, músculos do pescoço e região escapular.
A artéria subclávia esquerda torna-se então a artéria axilar esquerda e viaja através da axila, onde emite mais ramos para suprir a região do ombro. Finalmente, torna-se a artéria braquial no músculo redondo maior. A artéria braquial, junto com seus ramos – as artérias radial e ulnar – irrigam o antebraço, o punho e a mão.

Significância Clínica
Anormalidades do arco aórtico podem causar problemas no fluxo sanguíneo na artéria subclávia esquerda. Mais comumente, isso ocorre com uma condição conhecida como coarctação da aorta, na qual a aorta apresenta um estreitamento característico logo distal à origem da artéria subclávia esquerda. Como consequência, há redução do suprimento sanguíneo para o membro superior esquerdo, enquanto outros ramos sofrem maior pressão. A coarctação da aorta geralmente é corrigida com intervenção cirúrgica na infância.