casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alzheimer
A demência precoce pode ser tratada ou o medicamento é apenas um curativo?
Embora não haja cura para a demência precoce, existem medicamentos e terapias que podem ajudar a retardar a progressão da doença e controlar os sintomas. Estes tratamentos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e permitir que as pessoas com demência permaneçam independentes por mais tempo.
Medicamentos Vários medicamentos são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para tratar a demência precoce. Esses medicamentos se enquadram em duas categorias principais:
*
Inibidores da colinesterase (ChEIs) atuam aumentando os níveis de acetilcolina, um neurotransmissor que está envolvido na memória e na cognição. ChEIs incluem donepezil (Aricept), rivastigmina (Exelon) e galantamina (Razadyne).
*
Memantina (Namenda) funciona bloqueando os efeitos do glutamato, um neurotransmissor que pode ser tóxico para as células cerebrais. A memantina é normalmente usada em combinação com um ChEI.
Terapias Além dos medicamentos, diversas terapias podem ajudar a retardar a progressão da demência e melhorar os sintomas. Essas terapias incluem:
*
Terapia de estimulação cognitiva (CST) ajuda a melhorar a função cognitiva, estimulando o cérebro com atividades mentalmente desafiadoras, como quebra-cabeças, jogos e grupos de discussão.
*
Atividade física demonstrou melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de demência. O exercício também pode ajudar a melhorar o humor e o sono.
*
Dieta Foi demonstrado que uma dieta saudável, como a dieta mediterrânica, reduz o risco de demência. Comer muitas frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a melhorar a saúde do cérebro.
*
Envolvimento social Manter-se socialmente activo pode ajudar a reduzir o risco de demência e a retardar a sua progressão. A interação social pode ajudar a estimular o cérebro e melhorar o humor.
A importância do diagnóstico precoce O diagnóstico precoce da demência é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, o diagnóstico precoce permite que as pessoas iniciem o tratamento mais cedo, o que pode ajudar a retardar a progressão da doença e a melhorar os sintomas. Em segundo lugar, o diagnóstico precoce pode ajudar as pessoas a fazer planos para o futuro, tais como organizar cuidados de longa duração. Terceiro, o diagnóstico precoce pode fornecer apoio e recursos às pessoas com demência e às suas famílias.
Se você está preocupado com a possibilidade de você ou alguém que você ama ter demência, converse com um médico. O diagnóstico precoce pode fazer uma grande diferença no resultado da doença.