Um estudo realizado na Mount Sinai Medical Center , na Flórida mostrou que o número de pacientes com Alzheimer desenvolvem a doença de seis a sete anos mais cedo do que os não fumantes . Especialistas dizem que o estudo confirma que o fumo traz sobre a demência . Conforme relatado no Medical Research News, especialistas concordam que não fumar é a melhor maneira de reduzir o risco de demência.
Risco aumentado
Como escrito na edição de setembro 2007 de Neurologia , o tabagismo aumenta a probabilidade de desenvolver demência através do risco de doença cerebrovascular .
Estresse Oxidativo
Dr. Monique Breteler de Eramus Medical Center, na Holanda escreveu que os fumadores experimentam estresse oxidativo mais . O estresse oxidativo ocorre quando há muitos radicais livres no organismo, que pode ser prejudicial e causar doenças e demência.
Tabagismo passivo
Um estudo abrangente realizado pela Península Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan informaram que a exposição à fumaça de segunda mão pode levar à demência. A investigação incidiu sobre memória , aritmética e função verbal daqueles que tiveram contato direto com a fumaça de segunda mão . O prejuízo cognitivo foi identificado em muitos que participaram do estudo.
Fato
Vinte por cento dos adolescentes que fumam podem nunca viver o tempo suficiente para chegar a demência de fumar ou pelo causas naturais . Fumar vai prematuramente matar pelo menos 20 mil dos 100 mil adolescentes que começam a fumar na idade de 15 antes que eles atinjam 70 anos de idade .