comunicação eficaz pode eliminar muitas das reações negativas do paciente e levar a um relacionamento mais suave entre paciente um cuidador. Escritores neste campo se preocupar um pouco sobre o que é chamado de " reação catastrófica ". Esta é a reação exagerada , muitas vezes selvagem e violento para um problema frustrante quando confrontado por um paciente de demência . Ele é muitas vezes acompanhada de maldição e lágrimas , até mesmo ameaças por parte do paciente. Estas reações são geralmente causadas pelo paciente que sente que não está sendo compreendido.
Ajuda com Entendimento
Quando um paciente de demência esquece as instruções mais simples ou não pode pensar no palavra certa para completar uma frase, o cuidador deve utilizar outros sinais. O cuidador pode apontar para um objeto, usar o humor para encobrir uma situação potencialmente estressante e mostrar afeição física (como exploração de mão ) para exibir sua atitude solidária. Os cuidadores devem fazer isso, mesmo quando o cuidador está se sentindo frustrado e impaciente. Estas estratégias levam a fechar conexões entre paciente e cuidador, e proporcionar ao paciente uma sensação de que ele é amado , compreendido e não um fardo. Comunicação Demência pode trazer ao paciente e cuidador juntos em um forte vínculo de amor, se feito corretamente.
Incentiva Honestidade
Uma estratégia que pacientes com demência vai usar , uma vez que perceber que sua memória está acontecendo é a tentativa de esconder os seus problemas. Isto leva a vergonha no paciente como eles continuamente tentar encobrir seu problema piora . Portanto, a melhoria contínua das habilidades de comunicação entre paciente e cuidador diminui a necessidade para essa tentativa embaraçosa para esconder o problema. Isso só pode melhorar a relação paciente - cuidador e melhorar o estado mental do paciente .