A demência é uma condição crônica que progride ao longo do tempo, resultando na diminuição do funcionamento do cérebro. A característica mais pronunciada desta condição é a perda de memória de curto prazo. Dementia envolve outros problemas também , que incluem a incapacidade de falar ou entender a linguagem , julgamento pobre, um comportamento inadequado e incapacidade de pensar claramente ou aprender e manter a segurança. Pode ser causada por uma série de condições médicas . O mais comum é a doença de Alzheimer. Os sintomas da demência piorar com o tempo . Com a estimulação mental e física , aqueles com demência manter suas capacidades mentais por mais tempo, de acordo com o Dr. Paulo Raia da Associação de Alzheimer.
Artes
As artes são parte da nossa cultura . Eles são compostos de várias actividades criativas e esforços e são mais do que a arte visual. Eles são o resultado da criatividade humana . Música, escrita , dança, pintura, desenho , atuando, escultura e escultura em madeira são todas as artes. Fazer qualquer uma dessas coisas pode trazer prazer para as pessoas com demência . O truque é encontrar algo que irá manter o seu interesse e atenção.
" ARTZ " é um grupo cujo objetivo principal é melhorar a vida cultural das pessoas que têm a doença de Alzheimer e demências relacionadas . Esta organização permite que estas pessoas possam expressar seu eu interior através das artes se é através da criação ou através de ver a arte de outros.
Criatividade
Todas as pessoas são criativos . É uma parte do ser humano , de acordo com Patricia Baines de Alzheimer Austrália . Algumas pessoas gostam de costura , outros, como desenho , alguns cantando como ou tocar música. Outros expressar sua criatividade por escrever prosa ou poesia. A expressão criativa é um desejo humano básico e dá-lhe uma sensação de bem -estar. Mesmo as pessoas com deficiência , incluindo aqueles com demência , pode encontrar a felicidade em fazer ou ver a arte criativa. Engajar-se no tipo de arte que trouxe prazer a eles antes que eles tem a demência é mais provável que seja significativo para eles agora.
Música
Música pode ajudar a trazer de volta memórias em pessoas que sofrem de demência . Músicas conhecidas pode provocar uma sensação de felicidade . Música espiritual pode proporcionar uma sensação de paz para alguém com fé. Palmas e dança são formas de arte físicos que são um bom exercício e meios de expressão . Atividades de música de grupo pode ser uma fonte de socialização.
Uma grande parte do cérebro é normalmente danificado em pessoas com demência. As competências linguísticas de uma pessoa são controlados pelo lado esquerdo do cérebro. A música é percebida por muitas áreas diferentes do cérebro ao invés de apenas um, como a linguagem é . A música é capaz de atingir as restantes partes saudáveis do cérebro de uma pessoa demência.
Porque a música é recebida e processada pelas células cerebrais diferentes , mesmo as pessoas severamente dementes podem responder à música. Ele tem qualidades estimulantes não-verbais que permeiam a mente de uma pessoa. Os sintomas de demência , como confusão e agitação pode ser aliviada pelas qualidades calmantes e relaxantes da música e do canto. Terapia
Arte Terapia
arte pode ajudar as pessoas com demência se expressar . Mesmo quando eles já não podem realmente participar , vendo alguém pintar ou desenhar pode ser estimulante
pintura com aquarela e outras atividades semelhantes . Oferecer as pessoas com demência a oportunidade de expressar-se livremente . Interação One- on-one aumenta o sucesso da pessoa com demência se engajar nessa atividade. É melhor para socializar antes de iniciar um projeto de arte . Apresentando o projeto em pequenos passos simples ajuda a pessoa com demência de ficar sobrecarregado . É melhor permitir que a pessoa com demência para processar o que está sendo dito no seu próprio ritmo e lembrar-se de que é o processo, não o produto, que conta.
Olhando belas peças de arte pode ser agradável para uma pessoa que sofre de demência . Cada museu na rede " ARTZ " tem peças de arte especiais que tocar em a memória emocional das pessoas com demência , de acordo com Sean Caufield , diretor criativo do programa ARTZ .