Tudo na Terra está sendo puxado para baixo pela força da gravidade da Terra . E tudo é puxado para baixo, com exatamente a mesma aceleração, independentemente do tamanho do objeto. Ou seja, uma bola de boliche , uma bola de tênis , e uma bola de pingue-pongue todos estão sujeitos à mesma aceleração. Objetos menores também estão sujeitos à mesma aceleração : a blueberry , seus recortes de unha , um cílio - todos são puxadas para baixo pela gravidade, e todos caem na superfície da Terra. Agora pense ainda menor. Cada molécula de ar também é puxado para baixo em direcção à superfície da Terra . A diferença é que a maioria das moléculas de ar não cai para baixo para a superfície . Outra força se opõe a sua queda .
Hidrostática Equilibrium
A única razão que as moléculas de ar não cair para a superfície da Terra é que uma outra força empurra para trás contra a força da gravidade. Essa força é a pressão de ar . Você pode imaginar uma coluna de ar como sendo como uma espécie de primavera. Se você coloca uma mola de lado, ele vai ser um determinado período . Se a mola não é muito duro e não muito mole e você colocá-lo em pé , vai ser mais curto, porque a gravidade está puxando -a para baixo . Não vai achatar -se em uma panqueca , porque a mola empurra de volta contra a gravidade. Isso é o que mantém o ar em torno da Terra a partir de achatamento em uma pequena camada de panqueca no chão : pressão empurra de volta contra a gravidade
Pressão vs Altitude
Os seres humanos estão acostumados . a sentir-se cerca de 15 libras por polegada quadrada de pressão do ar circundante.
A quantidade de pressão necessária para empurrar de volta contra a gravidade , em determinado local depende de quão difícil é a gravidade empurrando para baixo no ar. Isso depende de quanto ar está acima do local . Ao nível do mar , toda a altura da atmosfera da Terra está sendo puxado para baixo , de modo que a pressão é de cerca de 15 libras por polegada quadrada . A 5.000 metros acima do nível do mar , há menos ar acima do local ea pressão atmosférica é de cerca de 12 libras por polegada quadrada . Então , quando as pessoas dizem que o ar é " mais fino " em altitudes mais elevadas , isto é o que eles querem dizer : a pressão é menor , as moléculas de ar são mais espalhados , e uma golfada de ar contém menos moléculas em alta altitude
.
Oxygen
O número de moléculas de oxigênio em cada golfada diminui conforme a altitude fica maior --- adicionando um pouco mais pode ser um salva-vidas.
oxigênio é de particular interesse , uma vez que sustenta a vida humana. O oxigênio compõe cerca de 21 por cento da atmosfera. Esse percentual permanece o mesmo para todas as altitudes a poucos quilômetros da superfície da Terra - não é até dezenas de quilômetros maior que a química da atmosfera muda significativamente . Assim, em grandes altitudes , o oxigênio ainda é de 21 por cento do volume total do ar , é só que o número total de moléculas em que o volume diminuiu. Embora existam considerações adicionais porque os mecanismos do corpo humano para metabolizar oxigênio são complexos , a regra geral é que o oxigênio disponível vai diminuindo conforme a pressão faz. Assim, a 5.000 metros de altitude , a pressão é de 80 por cento do que no nível do mar , e o oxigênio disponível é de 80 por cento do que no nível do mar , também.